O que é o kettlebell?



Apesar de ser praticado pelos russos desde o século XVIII, atualmente o kettlebell training está sendo classificado como um dos mais eficazes e revolucionários programas de treinamento de força e condicionamento físico. Consiste basicamente numa bola de ferro parecida com uma bala de canhão com uma alça em cima.

Inicialmente sua proposta era de treinamento de força, destreza e performance militar, contudo, hoje se configura numa técnica simples e de fácil execução, além da praticidade de poder treinar na quadra ou ambiente externo.

E o mais importante, onde muitas máquinas e treinos promovem um condicionamento físico isolado, apenas o kettlebell permite a ação simultânea de múltiplos grupamentos musculares gerando força, potência, flexibilidade, endurance e queima de gordura numa única ferramenta.

Todos esses resultados proporcionados pelo kettlebell training levou o American Council on Exercise realizar estudos sobre os efeitos dos exercícios levando a descobertas impressionantes. Ao analisarem um treino executando snatches (levantar o kettlebell sobre a cabeça) por 20 minutos tiveram um gasto calórico médio de 20 calorias por minuto, ou 400 calorias durante toda a sessão. Um atleta pesando 68 quilos correndo por 20 minutos em um ritmo de seis minutos por milha queima 364 calorias.

Cada vez mais o kettlebell é submetido a estudos que encontram grandes resultados como melhora de coordenação e agilidade, aumento da preparação física geral e a influência direta no melhor desenvolvimento profissional do trabalhador.

Muito tem sido falado a respeito do Kettlebell Training nos Estados Unidos e tudo isso se deve às distintas vantagens que o método oferece comparado com as outras modalidades que o mercado, principalmente o brasileiro, tem oferecido.