Por Eliton Clayton Rufino Seara
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa no qual busquei disponibilizar o conhecimento da capoeira em uma visão crítico-emancipatória no sentido de propor uma visão crítica dos alunos acerca do contexto atual em que vivem. Procurei trabalhar os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, com objetivo de instigar e aguçar o poder de criticidade dos educandos. O método utilizado visou-se em uma abordagem de ensino crítico-emancipatória, levando em consideração os componentes desta abordagem, as competências: objetiva, social e comunicativa. Esta pesquisa de campo foi realizada uma escola municipal de Balneário Camboriú com alunos do ensino fundamental. Ao iniciar meu trabalho com este estagio, pude observar que a cultura da escola com relação à Educação Física tem grande influência nas atitudes dos alunos com novas propostas de ensino e de movimento. O tema não teve a aceitação de todos os alunos no inicio, porem com o passar das aulas houve um interesse maior de muitos alunos, havia aqueles que já tinham realizado a prática, e se interessavam mais pelas aulas, mas mesmo assim não consegui atingir a todos os alunos, e fazer com que estes participassem. Com todas as dificuldades encontradas e que se analisa a importância do estágio, pois é neste processo que se constrói a docência. Leia mais
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa no qual busquei disponibilizar o conhecimento da capoeira em uma visão crítico-emancipatória no sentido de propor uma visão crítica dos alunos acerca do contexto atual em que vivem. Procurei trabalhar os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, com objetivo de instigar e aguçar o poder de criticidade dos educandos. O método utilizado visou-se em uma abordagem de ensino crítico-emancipatória, levando em consideração os componentes desta abordagem, as competências: objetiva, social e comunicativa. Esta pesquisa de campo foi realizada uma escola municipal de Balneário Camboriú com alunos do ensino fundamental. Ao iniciar meu trabalho com este estagio, pude observar que a cultura da escola com relação à Educação Física tem grande influência nas atitudes dos alunos com novas propostas de ensino e de movimento. O tema não teve a aceitação de todos os alunos no inicio, porem com o passar das aulas houve um interesse maior de muitos alunos, havia aqueles que já tinham realizado a prática, e se interessavam mais pelas aulas, mas mesmo assim não consegui atingir a todos os alunos, e fazer com que estes participassem. Com todas as dificuldades encontradas e que se analisa a importância do estágio, pois é neste processo que se constrói a docência. Leia mais
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