Por que circunferência de cintura é com o passar do tempo é um melhor preditor da mudança em gordura visceral que a relação de cintura-quadril (CCQ)?
Este caso apresenta uma mulher jovem com um índice de massa de corporal (IMC) normal de 22 kg/m2, uma circunferência de cintura de 72 cm, quadril de 95 cm, e um CCQ de 0.76. Em período de 20 anos, esta mulher ganhou uma quantia significativa de peso e gordura de corporal. A circunferência tato da cintura quanto do quadril dela aumentaram consideravelmente que não produziu nenhuma mudança em na relação CCQ nestes 20 anos. Acumulação de gordura visceral aumentou substancialmente, e esta mudança poderia ter sido predita monitorando ao passar do tempo a circunferência da cintura. Porém, devido ao aumento simultâneo do quadril, um médico que só focaliza no CCQ teria sido enganado desde que a relação da CCQ não pôde localizar adequadamente com o passar do tempo a mudança na quantia de gordura visceral.
Sabendo que há uma acumulação seletiva de tecido gorduroso visceral com idade, e tal acumulação seletiva de gordura visceral, é prognóstico do desenvolvimento de anormalidades metabólicas. Evidenciando com o passar do tempo que acumulação de gordura visceral, e não acumulação de gordura subcutânea, é o ponto chave das anormalidades metabólicas de obesidade.
Fonte: Lipids Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário