quarta-feira, 22 de julho de 2009

Motivos para mudar de vida. Get up man!

Inúmeros estudos epidemiológicos vêm constatando que as principais causas de morbidade são a obesidade, hipertensão arterial e diabetes como conseqüência de um estilo de vida sedentário, tornado um problema de saúde pública mundial. No Brasil são 28.065.259 famílias cadastradas no Sistema de Informação de Atenção Básica do Departamento de Informática do SUS – DATASUS, órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde –, sendo 102.260.959 pessoas, dessas 7.811.273 são hipertensos e 1.893.420 de diabéticos.

A hipertensão é umas das formas mais prevalentes de doença cardiovascular em todo o mundo, estima-se que aproximadamente 20 a 30% dos brasileiros têm a pressão arterial acima do nível recomendável. Definida como uma elevação da pressão arterial (PA) igual ou superior a uma pressão arterial sistólica (PAS) de 140 mm Hg e/ou a uma pressão arterial diastólica (PAD) 90 mm Hg.

Tanto o exercício resistido quanto o aeróbio promovem benefícios substanciais em fatores relacionados à saúde e ao condicionamento físico. Níveis mais altos de aptidão cardiorrespiratória estão associados com reduções em mortalidade por doenças cardiovasculares independente de mudanças no peso corporal. Havendo, uma tendência a aumentar o efeito redutor dos agentes como hipertensão arterial (HA), obesidade, diabetes, dislipidemia.

Nenhum comentário: