terça-feira, 21 de julho de 2009

Qual o melhor esporte ou atividade física para se praticar?

Para quem vai começar os médicos sempre recomendam a caminhada, natação e a hidroginástica. Em minha opinião, logo após o exame médico, o mais importante encontrar um bom profissional de educação física que possa orientar e direcionar a atividade que mais lhe agrade.

A conversa com o professor de educação física e o exame médico são fundamentais para identificar e discutir algumas variáveis além daquela pergunta frequente: Qual o seu objetivo? Noventa por cento tem como objetivo inicial emagrecer para ter um corpo bonito que caiba no vestido no dia do casamento ou um braço que impressione as meninas e os amigos. Porém, as variáveis mais pertinentes podem ser redução da hipertensão arterial, nível de colesterol, resistência a insulina dentre outros. Quem pratica atividade física regular está mais resistente a doenças ou se comporta melhor em tratamentos mais agressivos como contra o câncer.

Seja qual for seu objetivo, com um acompanhamento de um bom profissional você irá alcançá-lo. Claro que para o sucesso desse programa de exercícios é necessário comprometimento com mudança de hábito do praticante já que não existem fórmulas mágicas. Mais do que tratamento estético o exercício físico promove inúmeros benefícios a saúde como redução da pressão arterial e controle de peso, melhora da postura, desenvolvimento de músculos fortes e bem definidos aumentando o bem-estar do praticante.

Quando alguém toma a decisão de adotar um estilo de vida fisicamente ativo se depara com uma grande variedade de atividades oferecidas por academias ou sociedades esportivas. O que escolher, spinning, lambaerobica, capoeira, judô, yoga, dança de salão, box ou body combat? Body pump é mais eficiente do que o pilates? Qual é a melhor? Todas essas atividades tem as suas particularidades priorizando mais ou menos as vias aeróbias ou anaeróbias e valências físicas como força ou flexibilidade. Se deve também levar em consideração a sua condição física e afinidade com a atividade escolhida, pois, não adianta passar horas na esteira se você acha isso muito chato.

Toda atividade física tem em comum os “combustíveis” utilizados durante atividade ou após. Para quem quer emagrecer tanto a corrida como a musculação são eficazes. O segredo na verdade está no bom planejamento feito pelo professor de educação física. Deve-se ter em mente que uma combinação entre atividades que priorizam o sistema caridiorespiratório e neuromuscular é bastante prudente. Por exemplo: Não é só calçar os tênis e sair para correr, é necessário fazer exercícios de fortalecimento muscular para os membros inferiores para no mínimo prevenir futuras lesões.

A a melhor atividade a se escolher é aquela em que lhe agrade e estimule a superar limitações. Se sentindo feliz durante o treinamento é a maneira mais eficaz de atingir seus objetivos.

Nenhum comentário: